traduzido e adaptado do blog Remote Chess Academy, do GM Igor Smirnov
Veja o artigo original clicando AQUI
Há alguns dias atrás publicamos a primeira parte da lição sobre avalanche de peões do especialista em xadrez Mestre Internacional Zoran Ilic para você, que terá aprendido como reconstruir seu repertório de aberturas, o poder dos peões adjacentes, etc. (Caso você tenha perdido esse artigo, clique AQUI).
Agora, você pode continuar seu estudo com a segunda parte dessa lição.
Jogo 03
Kamsky, G (2755) - Romanov, E (2611)
28º Copa do Clube Europeu Eilar ISR (1.1), 11.10.2012
Jogam as brancas |
27.Txe4! dxe4 28.f5 Essa decisão corajosa permitiu que as brancas mantessem o peão-f e ganhassem domínio sobre o tabuleiro inteiro.
Os peões estão prontos para iniciar a avalanche! |
Jogam as negras |
Todas as peças brancas estão em ação! |
A torre pode ter ido embora, mas a AVALANCHE DE PEÕES está aqui! |
43...Tc8! Recuperando material, a fim de se livrar desses peões monstruosos. De qualquer forma, a posição das negras está perdida e, com uma boa técnica, Kamsky venceu de forma convincente. 44.Bc5+ Rg7 45.dxc8D Rxc8 46.Rd4! Txc6 47.Rd5 Tc8 48.Cd6!
Jogam as negras |
1-0
Jogo 04
Kortschnoi, Viktor - Najdorf, Miguel [D41]
Hoogovens Wijk aan Zee (4), 15.01.1971
Jogam as negras |
23…b5 24.Bb3! a5 25.d5! O único jeito de lutar pela iniciativa! A posição em desenvolvimento requer um cálculo exato. 25...a4? As negras evitam uma posição ligeiramente inferior após 25…exd5 26.Bxd5 e agora não 26…Ta4 27.Df3 Txh4? 28.Dxf7+!+–
O lance executado na partida força as brancas a sacrificar uma peça. Qual lado calculou melhor?
Jogam as brancas |
27.exf7+ Rh8 As negras não poderiam jogar 27...Rxf7 pois 28.Txd8 Dxd8 29.e6+ Rg8 30.e7 De8 31.Db4 Ta8 32.Dxb3+ Rh8 33.exf8D+ Dxf8 34.Dxb5 - ganhando.
28.Txd8 Dxd8 29.axb3 De7 Se 29…Txb3, então 30.e6 De7 (30…Cg6 31.e7!) 31.Dg5 Db4 32.De5 De7 33.Db8 h6
30.e6 Ta6
Acredito que essa é a posição que ambos os jogadores viram após 25...a4. Possivelmente, Najdorf pensou que ganharia o peão-e6 à força. Mas as brancas possuem recursos para manter e6 vivo.
31.f4!! Jogado em tempo hábil! Tempo é um fator crucial. Lembra da parte 1? :)
Os peões estão prontos para a ação! |
(35…h6 36.g4 g6 37.f6 gxh5 38.gxh5+–) 36.h6!+– O rei negro está afogado e a marcha do rei branco decide o jogo.
32.f5 Ch7 33.Tc1 As brancas estão vencendo mas problemas de tempo mútuo afetam o decurso do jogo.
33…Ta8 34.Df4 Cf6 35.Dc7 Db4 36.Dc8+? Típica decisão em apuro de tempo. O lado mais forte dá xeque, procurando linhas forçadas e vencedoras. Em um clima calmo, Kortschnoi encontraria facilmente o lance sorrateiro e matador 36.Dc5! +– quando as negras teriam abandonado imediatamente.
36...Kh7! Evitando o final espetacular 36…Txc8 37.Txc8+ Rh7 38.f8C+ Rg8 39.Cg6+ Rh7 40.Th8#
Jogam as brancas |
39.Re2 De5+ 40.Rd1 Apesar dos erros mútuos em apuro de tempo, este é um jogo fantástico entre dois gigantes do xadrez. 1-0
Jogo 05
Kramnik, Vladimir (2730) - Ivanchuk, Vassily (2740)
Dortmund Dortmund (1), 1995
Jogam as negras |
Em vez disso, com 40...Re6! as negras teriam sido capazes de segurar a posição. 41.Txc6! Um excelente sacrifício de troca abre caminho para a massa de peões brancos. 41...bxc6 42.Txc6
Jogam as negras |
44.f5 Tb3+ 44…Cxe5 45.Te6+ +– 45.Rf4 Txa3 46.Tg7+ Re8 47.e6 Cf6
Jogam as brancas |
48.g4! Ótima solução tática. Qualquer tomada das negras dá ao rei branco permissão para penetrar de forma decisiva.
48...Ta1 48…Cxg4 49.e5 Ta1 50.f6 Tf1+ 51.Rg5+–; 48…hxg4 49.Re5 Cxe4
(49…Ch5 50.Th7+–) 50.Rxe4 Tf3 51.Re5 c5 52.Tg8+ Re7 53.f6+ Txf6 54.Tg7+ +–
49.e5 Cd5+ 50.Re4 [50.Re4 Cc3+ 51.Rd3 Cd5 52.gxh5 +–]
1-0
Se você, meu caro leitor, quer ciar tais tipos de ameaças, então aqui está uma conclusão para você!
CONCLUSÃO
- Seja bravo e imaginativo;
- Seja mente aberta para sacrificar material;
- Encontre o equilíbrio entre decisões intuitivas e analíticas;
- Acredite na força dos peões.
Vamos finalizar esse artigo com a famosa frase:
"Os peões são a alma do xadrez" - Philidor
Eu recomendo que você retorne a essa lição após uma semana ou duas. Como você já deve saber, estudar uma lição repetidamente ajuda-o a entender isso melhor e você se lembrará disso por muitos dias!
PS: Caso você não tenha visto a primeira parte dessa lição, você deve vê-la AQUI. Se você gostou desse artigo, por favor escreva seus comentários abaixo e compartilhe com seus amigos. Obrigado!
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