sábado, 19 de janeiro de 2019

TOMANDO DECISÕES

Como você tem gastado os seus dias? O que você tem consumido? O que tem aprendido? Quanto tem dormido a cada noite? Começo com estas perguntas pois a resposta de cada uma delas tem uma coisa em comum: é você quem decide cada uma delas. A não ser que você seja uma criança que não possui o devido discernimento, é uma decisão inteiramente sua. E cada decisão que você toma, seja ela boa ou ruim, terá impacto em seu corpo, em seus relacionamentos, em quanto dinheiro você faz... em sua vida. Ela é resultado das decisões que você tomou (ou não) ao longo do tempo.

Existem muitas possíveis razões pelas quais você pode achar difícil tomar decisões: seja procrastinação, ou o medo de falhar, ou a falta de inspiração... ou talvez seja mais fácil apenas seguir a multidão mesmo. Napoleon Hill em seu livro Pense e Enriqueça, ressalta que as pessoas de sucesso tem o hábito de tomar decisões rapidamente, e mudam de ideia lentamente, e isso se for realmente necessário. Já as pessoas mal sucedidas tomam decisões lentamente, e se querem mudar, o fazem rapidamente. A verdade é que os realizadores gastam menos tempo pensando na repercussão da atitude, pois estão ocupados agindo.

Então como as pessoas bem sucedidas conseguem tomar boas decisões de forma rápida? Bem, embora seja um assunto vasto, reunimos 3 dicas para você começar a tomar mais decisões a partir de hoje:

1. TORNE URGENTE
Se você sofre com a chamada "paralisia da análise", isto é perfeito para você. Marque 5 minutos no relógio e analise rapidamente nesse tempo os prós e contras e decida logo. Esse limite te força a não ficar pensando além da conta. Claro, você não precisa decidir qual casa comprar ou com quem casar nesse tempo. Isto serve apenas de treino para tomar melhores decisões ao longo do tempo. A vida é um jogo de informações incompletas, e constantemente teremos que tomar decisões sem conhecer todas as variáveis do processo.

2. ABRACE A AÇÃO
Você precisa entender que tomar uma decisão, mesmo que ela seja ruim, é melhor do que não tomar decisão alguma. Más decisões trazem consigo bastante aprendizado e jogo de cintura, mas não decidir nada elimina de vez suas chances de crescer com a experiência. Quando você não decide por medo de falhar, você permite que outra pessoa decida por você.

3. TENHA UM FORTE PORQUÊ
Se você muda de ideia toda hora, provavelmente não tem um forte porquê bem definido. Por exemplo, é mais difícil para alguém parar de fumar apenas por ser mais saudável. Mas ela estará mais propensa a isso se o motivo for porque ela quer construir o futuro com a família e ver aqueles que ama crescendo. Fundamente-se em um forte porquê e será muito mais fácil decidir de uma vez por todas.

Lembre-se: uma das piores coisas que você pode fazer é permitir que alguém ou as circunstâncias ao redor decidam por você. Tome decisões, assuma o controle.

---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Um comentário:

  1. Salve, Renan!
    Por que você desativou os comentários nos seus vídeos?

    Fique mais próximo de nós, seus inscritos, pois assim você está se tornando incomunicável e a relação não fica bacana. Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...