sábado, 9 de março de 2019

Sobre Conteúdo Cristão “vs.” Conteúdo de Crescimento Pessoal

Pode parecer estranho, em um primeiro momento, que este blog possua textos cristãos, focados na Palavra de Deus, e que também possua textos sobre crescimento pessoal, principalmente sobre liderança e produtividade.
O motivo pelo qual esta postagem está sendo escrita é para diferenciarmos bem os dois tipos de conteúdo, e estabelecer princípios que nos guiem e que possamos retirar o melhor de ambos.

Durante minha jornada de estudos e aprendizado, eu sempre fui um curioso e apaixonado por técnicas de como fazer mais em menos tempo, como fazer as tarefas com eficiência. Eu também cresci com minha mãe me falando que eu deveria ser o melhor. Sim, desde pequeno eu fui incentivado a buscar a excelência, a ser o melhor que eu pudesse ser, seja o que for que eu esteja fazendo, fazer bem feito. Sou muito grato a meus pais, mas especialmente à minha mãe por tudo isso.

Acredito fortemente que não é pecado nos esforçarmos para encontrar e desenvolver formas de fazer o melhor possível, maneiras de sermos bons naquilo que nos foi designado. Por exemplo, um texto/vídeo sobre solução para a procrastinação pode ser útil e motivador para que evitemos a preguiça.
Mas há uma tendência muito forte de, nesse caminho, o ser humano começar a esquecer-se de Deus e desviar-se dos Seus caminhos. Por exemplo, há quem estude/trabalhe muito, ganhe um bom dinheiro e use para viajar nos finais de semana, sem se preocupar em buscar ao Senhor.
Ou, quando tomamos gosto pela coisa, ou se estamos focados em um trabalho que demanda tempo, como estudar para um concurso, ou provas, ou finalizando um trabalho, muitas vezes sacrificamos os momentos de ir à igreja, sacrificamos os momentos de oração e estudo da Palavra.

O ponto principal que eu quero destacar é: nenhum princípio do crescimento jamais será superior ao que está escrito na Bíblia!

Lembro-me de uma citação do John Maxwell em seu livro A Atitude Vencedora. Ele diz: “Presente do próprio Deus, a Bíblia é o melhor livro sobre desenvolvimento que existe”. Eu concordo demais com esta citação, mas vale ressaltar aqui alguns pontos:

1. A Bíblia é muito mais do que um livro de desenvolvimento. Ela é a revelação do próprio Deus e a reunião de todos os seus estatutos. Ela contém tudo o que precisamos saber para a jornada cristã. Qualquer vírgula ou til que dela passa é considerado maldito. E qualquer vírgula ou til omitidos dela é uma meia-verdade, logo não é A Verdade.

2. O desenvolvimento é um “bônus”. A Bíblia nos guia primeiramente a Cristo. Mas, uma vez que Deus nos mostra como proceder neste mundo, ela também oferece conselhos em muitas outras esferas da vida. Ela nos traz ensinamentos sobre política, comportamento, sabedoria, etc. Nela podemos encontrar grandes exemplos de liderança, de homens sábios que eram esforçados, que faziam seu trabalho da melhor forma possível.

3. O desenvolvimento deve estar submetido à Palavra de Deus. O que quero dizer é que um não complementa o outro. O desenvolvimento bom e proveitoso reúne princípios pelos quais podemos ser mais produtivos, e assim fazer e aprender ainda mais do Senhor. Não quero ser confundido com o advento da “Teologia Coaching” centrada no homem, tampouco prego um evangelho que faça com que nos sintamos muito bem obrigado, mas não nos dá o que precisamos. É tanto que, hoje, o desenvolvimento que eu estudo é apenas Liderança, Comunicação, Técnicas de Aprendizado e Produtividade. Fora isso, não vejo nada que contribua com a jornada cristã.

4. Jamais nos concentremos em acumular riquezas terrenas. O primeiro pensamento das pessoas que estudam desenvolvimento é o fazerem para se destacarem, extraírem o máximo do seu conhecimento e habilidades, e claro, ganharem dinheiro e viverem bem. Contudo, se você faz disso o seu deus, o seu tesouro, e colocar seu coração apenas nisso, ainda que ganhe muito dinheiro, poderá ainda assim ser infeliz e, pior ainda, poderá estar caminhando em direção à perdição.

É isto. Acredito que o desenvolvimento é muito importante, é fundamental fazer as coisas da melhor forma possível, pois assim glorificamos ao Senhor naquilo que fazemos. Damos bom testemunho da nossa ética regenerada.

O que você pensa disso? Deixe um comentário.

---
Renan Monteiro é um cristão reformado salvo pela graça do Deus Altíssimo. Atual membro da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Guarabira-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...