quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Você é criativo e não te contaram!

 

Todos nós já ficamos maravilhados com algum invento. Nos perguntamos como alguém, algum dia, pensou em criar aquele objeto, ou como conseguiu ter aquela ideia que encaixou tão bem com a necessidade das pessoas. Ficamos impressionados com personagens como MacGyver ou Inspetor Bugiganga, que conseguem inventar dispositivos magníficos, mirabolantes e, acima de tudo, improváveis. Como alguém pensaria nisso? Ou ainda, ficamos boquiabertos com quadros e esculturas de artistas. Como Picasso conseguia ser criativo daquela forma? Como Salvador Dalí conseguia ter ideias fabulosas?

À medida que crescemos, temos a ideia de que pessoas criativas são aquelas que criam algo do zero. E essa ideia é incorreta. As coisas que denominamos “inventos” têm seu nome errado também, pois sugerem que foram inventados a partir do nada. Contudo, se você olhar mais de perto, perceberá que as coisas que conhecemos hoje são a combinação de outras coisas já existentes. E além disso, essas “novas coisas” tiveram de ter um propósito para ser “criada”. Alguém tinha um problema e precisava resolver. E por problema, leia-se qualquer coisa que requer uma solução.

Tente imaginar quantas coisas ao seu redor surgiram da combinação de outras. É um exercício muito divertido e que estimula muito a criatividade e o raciocínio do fim para o início. Por exemplo, pode-se dizer que a lâmpada é combinação da vela com a eletricidade. A antiga prensa tipográfica de Gutemberg foi a combinação da prensa de fazer vinhos com a cunhadora de moedas. Dê asas à sua imaginação e comece a pensar em vários outros exemplos de objetos do cotidiano. Em breve você estará viciado nesse exercício aparentemente bobo.

Outro ponto, porém não menos importante: a maioria dos produtos “criados” são para resolver algum problema específico. Nos casos citados anteriormente, foi necessário um desconforto para estimular alguém a combinar duas ou mais coisas já existentes, ou duas ou mais ideias, e delas ter algo aparentemente novo que o resolvesse.

Percebeu a repetição da palavra “combinação”? Não é por acaso. Podemos definir criatividade de forma bem simples: a capacidade de combinar duas ou mais coisas/ideias para resolver um determinado problema. A palavra criatividade cria um peso desnecessário na nossa mente, nos impedindo de combinar coisas, pois pensamos que temos que criar do zero. Podemos então, trocar a palavra criatividade por COMBINATIVIDADE! (Perceba que combinatividade é a combinação da palavra combinação + criatividade!)

Concluindo: para ser criativo, não é preciso criar algo do zero. Basta unir as coisas ao seu redor e extrair delas uma forma de resolver seu problema. O caminho para isso pode parecer difícil a um primeiro olhar, mas se você fizer o exercício proposto e se manter consciente deste fato, estará um passo mais próximo da sua grande ideia.

Desejo para você ótimas ideias.

-----------------------------------------
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...