quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Um Hábito Que Vai Mudar a Sua Vida

Ray Stanford uma vez disse algo crítico e fundamental: “você precisa de apenas uma qualidade para ser bem sucedido. Você deve ter disciplina.”


Nós podemos até saber disso, mas nos recusamos a ter disciplina. Pensamos que disciplina significa punição, sofrimento, dor. Entretanto, disciplina é nada mais do que a capacidade de dar uma ordem a si mesmo e então segui-la. Você nunca conseguirá desenvolver nada se não for uma pessoa disciplinada.

Isso é bem básico, bem simples, mas muita gente não entende direito. Todas as pessoas de sucesso desenvolveram essa habilidade de autodisciplina. Entretanto, muita gente ainda acredita que essas pessoas bem-sucedidas sempre gostaram de fazer o que fazem. Que sempre fizeram tudo com um belo sorriso no rosto. Que o sucesso veio enquanto elas sorriam. Isso é um completo equívoco. Elas provavelmente tiveram (e ainda têm) de lutar contra o sono todos os dias, porque sabem que precisam estar de pé cedo. Grandes coisas não vão acontecer sozinhas. Elas sabem que não vão alcançar o que querem apenas assistindo TV, mas sim abrindo mão disso para estudar e investirem tempo melhorando a si próprios.

E por que eles fazem coisas que não gostam? Porque ele sabem que é o preço que têm de pagar pelo sucesso. Um dia eles decidiram que alcançariam aquele objetivo, e então decidiram que fariam o possível por aquilo. Eles não se importam se as pessoas ao redor estão no mesmo ritmo, se têm apoio ou não. Simplesmente fazem o que têm de fazer.

Mas claro, não nascemos disciplinados. É algo que você precisa desenvolver. E isso requer bastante prática. Quanto mais você o fizer, melhor ficará nisso. Eis algumas dicas para começar:
1. Defina o que você quer para sua vida. Então, tome a decisão de perseguir seu objetivo, e fazer o melhor por ele, todos os dias.
2. Planeje o dia seguinte antes de dormir. Estabeleça suas prioridades para o dia seguinte, e comece por elas. Faça o mais difícil primeiro.
3. Veja a si mesmo já como uma pessoa bem-sucedida no que faz. Antecipe essa visão. Então, basta deixá-la tornar-se realidade a cada dia.

Não vai ser nada fácil no início, mas você ficará cada vez mais forte à medida que tomar mais decisões, e será capaz de fazer coisas difíceis, as quais não conseguia antes.

-----
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...