sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Melhore seus estudos: use post-its!

Oi! Aqui é o Renan, seja muito bem-vindo(a) a este artigo. Eu vou te contar hoje como um simples bloco de post-its (aquele papelzinho colorido autocolante, mas ninguém vai falar esse nome, post-it é mais fácil) pode te ajudar, e muito, a ter melhor rendimento onde quer que você estude.
→ COMO USAR

A estratégia é bastante simples e direta. Para cada insight (ideia, lição, percepção, entendimento) que você ouvir enquanto assiste uma aula ou uma palestra, por exemplo, você faz uma anotação em um post-it. Muita atenção: um insight (ideia) por post-it. Simples assim! Nada de ser econômico fazendo vários tópicos no mesmo post-it.

→ COMO ISSO AJUDA?

Além de ser bem mais divertido anotar com post-its em vez de seguir linhas de caderno, você tem a liberdade de colar as anotações sem se preocupar com a ordem, ou se está agrupado com assunto. Ouviu, anotou, colou (no seu próprio caderno, inclusive).

O próximo passo é: saiu da aula/palestra/o que for, você precisa fazer uma revisão. Como o post-it pode ser removido facilmente, você pode retirar todos eles, e começar a agrupar de maneira eficiente os que possuem alguma ligação. Você pode inclusive jogar fora algum post-it que depois viu que não serve.

Outro ponto positivo: o post-it te "força" a ir direto ao ponto. Nada de ficar escrevendo tudo o que o professor diz! Treine para saber distinguir o que realmente importa, e anote uma ideia importante a cada post-it.

→ O QUE FAZER COM MEUS POST-ITs ANOTADOS?

É claro que você pode deixar todos eles no seu caderno, isso aqui não é uma regra. Você vai saber com o tempo o que funciona melhor pra você. Eu, particularmente, gosto de remover todos depois para ir agrupando. É aí que está o resto da magia, na minha opinião. Uma parte está em anotar com o post-it (é muito mais divertido) e a outra parte está em você fazer essa excelente revisão - isso que é estudar: agrupar as ideias que você recebe para usá-las de modo eficiente!

→ COMECE JÁ

Para começar, você precisa comprar os post-its (não diga!), heheh. Após isso, você precisa prometer para si mesmo que nunca vai se separar dele enquanto estiver numa aula/palestra/o que for. Você vai ver que no começo é bem difícil, você não está muito acostumado com o novo sistema. Nada que um pouco de prática não resolva! Vença hábitos como:
  • usar poucos post-its por pena: não tenha medo de usá-los. Compre um carregamento deles se preciso for. Que falte ketchup na sua casa mas não falte post-it! No começo você fica meio travado, mas você vai pegar o jeito;
  • usar post-its demais: não seja 8 nem 80. Encontre o equilíbrio.
  • não saber o que anotar: é normal ficar "voando" em não saber qual ideia vale a pena anotar ou não. Na dúvida, anote. Com o tempo, você vai sentir um "a-ha!" e seu alerta de "boa ideia, anote logo" vai tocar.
Fazendo isso, você estará melhorando e muito seu processo de aprendizado.


Gostou? Conta aí se você aplicou o método e o que achou dele!

Lembre-se: se você apenas leu, mas não vai aplicar isso aos seus estudos, você está de brincadeira na tomateira.

Eu sou o Renan,
#BoraPraAction

PS: o blog Vila do Renan não possui vínculos com nenhuma marca de blocos de anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário