sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Feliz Aniversário, Martin Minski!

Na última quinta-feira, dia 23 de agosto de 2018, foi aniversário de um dos maiores compositores de estudos de xadrez que esse mundo já conheceu: Martin Minski.
Martin mostrando um de seus estudos

Minha história com o Martin é engraçada. Nunca nos vimos, mas já conversamos bastante. Um dia postei um vídeo sobre um de seus estudos, e depois de um bom tempo, ele comentou agradecendo por ter divulgado seu estudo. Desde então, postei mais vídeos sobre estudos de finais, tanto dele próprio quanto estudos feitos em parceria com outros compositores.

Um dia, Martin Minski e Steffen S. Nielsen (outro grande compositor de estudos) fizeram-me uma homenagem muito bacana, da qual até hoje me orgulho muito e sou grato demais.

E nessa data especial, perguntei ao Minski se ele podia me mandar um de seus estudos que lhe rendeu prêmios e que ele tem uma grande estima. Um estudo que ele realmente se orgulhasse. Tudo isso para ressaltar ainda mais duas coisas: 1. a belíssima arte que o xadrez também é; 2. a capacidade criativa e de visualização do Minski e de compositores em geral.

Perguntei ao Minski por que ele gostava tanto desse estudo. Eis a resposta dele, em tradução que eu mesmo fiz. Pedi que ele simplificasse a linguagem para que todos entendessem. É fascinante ver omo eles pensam!

"Eu penso que esse estudo seja (quase) perfeito. A economia dele é boa. A fluidez dele é boa. Uma posição inicial natural, jogo tático das brancas e contrajogo das negras. Um sacrifício espetacular da dama branca e um final brilhante com uma subpromoção para cavalo. Não vejo nenhuma fraqueza nesse estudo. Além disso, Sergiy Didukh, o juiz, me concedeu o 1º lugar. E eu acho que o Sergiy é um juiz bem crítico, mas muito bom." - Minski


Eis o estudo:

1.p Boris Ilyich Oleynik MT, 2017. 
Martin Minski, 1º Lugar
Jogam as Brancas e Vencem!
 Confira a solução logo abaixo:




Feliz aniversário, Martin Minski! Que venham mais belíssimos estudos, cheios de criatividade e muito aprendizado para a comunidade enxadrística!

$Renan$

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...