sábado, 26 de janeiro de 2019

CRIANDO NOVAS PERSPECTIVAS

IMAGINE QUE VOCÊ SE encontra em uma situação que requer uma solução criativa e inovadora, mas você parece estar travado e não consegue sair do óbvio. Hoje em dia, situações como essa são cada vez mais constantes mediante os desafios encontrados nas atividades do dia a dia. É por isso que é importante estar atento e começar a criar novas perspectivas a partir de hoje.

O principal problema que surge devido a não estar atento para outros pontos de vista é que não conseguimos progredir, o que comumente causa frustração. Isso acontece quando se tem a mesma visão durante todo o processo. Por vezes, nós mesmos criamos barreiras mentais que não nos permitem ir além. E, dessa forma, os projetos acabam não encontrando suporte para avançar.

O principal benefício de criar novas perspectivas, contudo, é alcançar e realizar coisas que antes pareciam impossíveis, inalcançáveis, inimagináveis ou intangíveis. Alguém uma vez disse que tudo que hoje é genial, um dia foi considerado impossível. Todo o progresso feito até hoje pela humanidade aconteceu fora das limitações de pensamento e fora do senso comum.

Mas vamos lá, como é possível criar novas perspectivas e estar apto para aplicar hoje à sua vida? Diferente de outros conceitos, não é algo tão imediato de criar. Contudo, eis aqui dois passos para estar mais propenso a ter boas ideias.

Esteja ciente de que todo problema tem uma solução óbvia e uma solução criativa. Você pode começar a treinar hoje com situações do seu dia a dia. Imagine que você precisa pegar uma caixa em cima do armário. O óbvio é subir em uma cadeira e pegar. Mas qual seria uma solução criativa para pegar a caixa? Pode ser uma situação bem improvável que alguém jamais faria, como criar um sistema de esteiras acionado com controle remoto. Claro, é irreal. Mas isso tem dois objetivos: mostrar que o óbvio também tem seu valor às vezes; e te ajudar a criar o hábito de começar a procurar soluções criativas para problemas em geral.
Exponha-se continuamente a histórias de pessoas que usaram o pensamento criativo e ampliaram seus horizontes. Quando mais exemplos você tiver em seu repertório, mais estará propenso a ter uma grande ideia.

Para finalizar, deixo-lhe uma história que exemplifica o que foi exposto. Que ela sirva de reflexão e inspiração para você começar hoje a desbravar novos pensamentos.

“Certo dia de primavera em Paris, um senhor que, por revés da vida, veio a perder a visão, pedia esmolas com um cartaz que dizia ‘Por favor, ajude-me, sou cego.’ Um jovem empreendedor passava por ali e, notando que ele arrecadara poucas moedas, decidiu ajudá-lo. Pediu seu cartaz, escreveu uma frase no verso e deixou-a exposta para os que passavam, indo para o trabalho. Voltando no fim do dia, viu que a caixinha do senhor estava abarrotada. O senhor cego notou pelo riso dele que era o jovem que o ajudara. Agradeceu-lhe e perguntou o que ele havia escrito para que tantas pessoas o ajudassem. Ele respondeu ‘Nada demais, apenas o que você disse, mas com outras palavras.’ No cartaz estava escrito ‘Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la’”.


---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...