sábado, 23 de fevereiro de 2019

A Solução para a Procrastinação

Uma vida deixada para amanhã está sempre
a um dia de ser realizada. — Leo Buscaglia

    Você sabe qual o inimigo número 1 das potenciais ideias de sucesso? Qual a maior razão para existirem tantas pessoas com sonhos estacionados? Chama-se procrastinação. Começar uma tarefa muitas vezes é mais difícil do que continuar e terminar. Para algumas pessoas, largar o celular, a TV ou qualquer zona de conforto para começar a tarefa requer uma quantidade imensa de energia. É por isso que muitos sonhos não saem nem do pensamento.
    Tais pessoas, mesmo que possuam um sonho, deixam faltar uma coisa: decisão. Napoleon Hill relata em seu livro Pense e Enriqueça que as pessoas bem sucedidas não o são por acaso. Elas tomaram a decisão que fariam tudo que pudessem para alcançar o que desejam em algum ponto da vida. Não apenas isso, mas no dia a dia, tomam boas decisões de forma clara e eficiente. Eles sabem do seu propósito e sabem que só chegarão nele com ação. E essa é a razão pela qual essas pessoas são líderes de sucesso.

As pessoas de sucesso tomam boas
decisões de forma clara e eficiente.

    Saber aonde se quer ir e estar disposto a perseguir isso não deixará você ficar parado vendo o tempo passar enquanto poderia progredir e evoluir naquilo que deseja.
    A indecisão começa muito cedo em nossas vidas. Frequentemente tomam decisões por nós. Por exemplo, nossos pais decidem por nós enquanto não temos capacidade. Isso é bom, pois teoricamente eles querem o melhor para nós e nos ajudam a sobreviver. Contudo, às vezes acontece de não nos treinarem para passarmos a decidir por nós mesmos, e com isso cria-se pessoas que não têm o hábito de tomar decisões. Isso pode ser visto com facilidade. Pessoas ficam hesitantes sobre para onde vão sair, o que vestir, onde estacionar o carro, etc. E como tomar decisões grandes se você não consegue dar conta das pequenas?
    O próprio sistema educacional também não encoraja a tomada de decisão, o pensamento crítico, o senso de progresso. É por isso que é uma dor enorme para muitas pessoas começar um trabalho da faculdade antes que o prazo esteja apertado. Depositar o valor em notas de forma sutil muitas vezes faz o aluno perseguir cegamente a média proposta para passar. Apenas reagindo ao que é exposto.
    A vida não é diferente. Não são poucos os casos de pessoas que desacreditaram, que não veem mais nenhuma possibilidade de expectativa. Que ficam apenas reagindo ao que acontece com elas. Que apenas esperam pela vida. E, se você espera pela vida, gasta seu precioso tempo com bobagens e no fim do dia, sente um vazio porque não consegue realizar nada, provavelmente é uma dessas pessoas.
    Tomar a decisão de perseguir algo pode parecer tão simples, mas não é só isso. Envolve esforço, reflexão, determinação e muita disciplina. Vencer a dor de começar é um passo enorme, e você deve usar essa vitória inicial como degrau, apoiar-se nela para continuar fazendo o que deve. Ao sentir resistência para fazer aquilo, você pode lembrar-se de que já venceu a preguiça uma vez e que pode fazer isso novamente.
    Além disso, visualizar os resultados que virão também é um bom motivador para se colocar em ação. Acredito fortemente que não adiamos aquilo que gostamos de fazer. Contudo, nem sempre as coisas são o que parecem. Várias vezes já senti resistência para começar algo pois achava que era chato e sem graça, mas quando se começa, com pouco tempo depois se pega o jeito e vai ficando mais fácil e mais interessante. Os progressos ficam mais evidentes e você fica mais feliz com o que vem desempenhando. Logo, é bem mais fácil depois voltar ao trabalho e continuar rumo ao seu desenvolvimento.

Talvez o mais chato para você
seja onde você tem mais dificuldade.

    Há boas técnicas e recursos para evitar adiar tarefas. Porém, tudo começa com uma decisão, decisão de partir para ação, de não deixar seus sonhos e realizações para depois. Lembre-se uma vida deixada para amanhã está sempre a um dia de ser realizada.
    Pense nisso.

---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...