sábado, 2 de fevereiro de 2019

ALCANÇANDO COISAS “IMPOSSÍVEIS”


Com certeza você já passou pela experiência de ter uma ideia, ficar bastante empolgado(a) com ela, e até mesmo chegar a planejar como colocá-la em prática, mas nunca conseguiu tirá-la do papel. Você tem certeza que consegue fazer aquilo, mas está travado. Este é o conceito de “coisas impossíveis” neste post. Elas parecem muito distantes, mas estão a apenas três passos de você. A boa notícia é que você pode descobri-los agora mesmo:

1. Não espere o momento perfeito
O principal motivo para não esperar pelo momento perfeito é porque ele nunca chega. Você precisa começar logo, o mais rápido possível. O melhor momento é logo após pensar nas primeiras ferramentas que vai precisar para começar, após descobrir suas primeiras diretrizes. Não pense demais a respeito, pois muita coisa só será descoberta após iniciar e, portanto, basta uma boa dose de adaptação para prosseguir na jornada.
Vale ressaltar que não é bom esperar por momentos de inspiração para começar algo. A inspiração é combinação de disciplina e transpiração. É algo que deve ser buscado todos os dias, que deve ser construído. Alguém já disse uma vez que o sucesso é 99% transpiração e apenas 1% inspiração. Dê hoje mesmo seu primeiro passo.
 
2. Pare de se comparar aos outros
Este é um aspecto que pode ser bastante prejudicial. Comparar-se aos outros não é necessariamente ruim pois, ao fazê-lo, você pode ter uma base para guiar-lhe na jornada. O problema é quando as comparações são feitas de forma negativa e pessimista. Achar que outra pessoa é sortuda, ou algo do tipo, certamente trará danos a você. É preciso ter em mente que não se deve comparar os seus bastidores com o palco de outra pessoa. Muitos passaram por grandes dificuldades para estar ali, fizeram coisas que muitos não estão dispostos a fazer. Uma hora, todos tiveram que começar. Por que você não inicia sua jornada hoje mesmo?
 
3. Foque no seu jogo
Aqui lidamos com um aspecto expandido e prático do tópico anterior. Quando sentar para fazer algo, faça-o. Ponto. Apenas faça-o. Elimine barreiras e distrações. Se é difícil se concentrar por longos períodos de tempo, use um timer e comece com blocos de tempo menores. Mas comece hoje a cultivar a habilidade de concentração. Tenho um amigo que é um verdadeiro exemplo nesse aspecto. Quando ele está concentrado, ele esquece o mundo ao redor, por mais barulhento que esteja. Mesmo que alguém o chame, ele demora a se tocar, ou até ignora o chamado por um tempo, para poder finalizar aquilo ou recomeçar de um ponto legal depois. A não ser que seja uma emergência, ele não tem medo de fazer isso, nem de julgamentos por essa atitude. E ninguém fica com raiva dele, pois ele é honesto consigo e com os outros. Não tenha medo de focar no que está fazendo. Vencedores são exímios em concentrar-se intensamente, custe o que custar.
 
Anote os três princípios. Tenha-os consigo. Comece hoje, pois a dor da disciplina é pequena quando comparada à dor do arrependimento.

---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...