sábado, 9 de fevereiro de 2019

MOMENTOS DE DEFINIÇÃO

“Na vida de todo homem surge uma tarefa para a qual ele, e apenas ele, unicamente se adequa. Que vergonha se aquele momento o encontrar indisposto ou despreparado para aquela que seria sua hora mais brilhante!” - Winston Churchill

    Há momentos em nossa vida que nos desafiam. Momentos que nos colocam contra a parede e exigem o melhor que podemos dar. Momentos singulares, que não acontecem todos os dias. Eles podem surgir de situações inesperadas ou de situações que exijam mais do que estamos acostumados a suportar. São os momentos de definição. Eles têm esse nome pois comumente definem como nosso futuro será. Um momento de definição tem o poder de mudar o rumo de uma vida. Nem todos são iguais. Eles podem ser:

    1. Pontos de Partida
    “O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo” - Napoleon Hill

    Há momentos em que você pode se encontrar infeliz com a condição em que se encontra. E, em suas reflexões, você decide dar um basta de uma vez por todas. Ou então, uma oportunidade surge. Você poderia fazer aquilo. Sabe que poderia. Mas não o faz. O medo te paralisa. Você não se acha preparado para tal. E passa diante dos seus olhos. E o que você sente? Uma mistura de desapontamento e frustração. Então decide que nunca mais vai perder chances, decide que vai se preparar, que tomará novos rumos, alçar novos voos. Momentos de definição podem ser pontos de partida.

    2. De Lidar com Sofrimento
    “Só nos curamos de um sofrimento depois de o haver suportado até o fim.” - Marcel Proust

    É comum que momentos de definição sejam acompanhados pelo sofrimento. Às vezes, situações inesperadas como a partida de uma pessoa querida, a despedida de alguém próximo. Situações inesperadas são as que mais nos abalam. E, por vezes, é difícil continuar a caminhada. Contudo, as escolhas corretas, poder contar com amigos verdadeiros, ter alguém com quem contar, buscar seus mentores, todos podem te ajudar a lidar com esses momentos e tirar valiosos aprendizados deles.

    3. Ampliadores de Visão
    “Dois homens olharam através das grades de uma prisão; um viu lama, o outro viu estrelas.” - Autor desconhecido

    Momentos difíceis são um verdadeiro despertador de criatividade. Frequentemente eles forçam a trabalhar e fazer mais com menos. Nos fazem enxergar o farol das soluções em meio ao mar dos problemas.
    Muitas vezes, a estratégia que adotamos no início da jornada não é a mesma que nos guiará até o fim. Adaptar-se é chave. Fazer os ajustes necessários, encontrando novas possibilidades, é fundamental.
    Mas nem sempre é fácil perceber isso. Só quando o caminho dá errado e sofremos um “acidente de percurso” é que notamos a necessidade de mudança.

    4. De Quebra de Limites
    “Não existem limites na vida dos que se atrevem a quebrar a barreira do impossível.” - Luis Alves

    Além disso tudo, momentos de definição muitas vezes consomem nossas energias. Esgotam nossas reservas. Porém, para sair vitorioso, você tem que ir além. Por exemplo, grandes corredores relatam que a maior dificuldade em uma corrida é atingir o “segundo fôlego”. Depois que o atingem, eles sentem que podem correr por horas. Meu conselho: corra até atingir seu segundo fôlego! Depois, será muito mais fácil sair desse momento de definição com sua vitória.

    Momentos de definição nos angustiam, nos atemorizam, mas são essenciais para o crescimento e, acima de tudo, inevitáveis. Eles acontecerão uma hora ou outra. Saber lidar com eles é fundamental para obter êxito. Entender que eles vão definir sua vida é primordial para ter a melhor atitude ao enfrentá-los.
    Desejo-lhe sabedoria para passar por eles.

---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...