sábado, 23 de março de 2019

A Magia das Pequenas Coisas

    É muito interessante quando me perguntam coisas como “Como você conseguiu tantos inscritos?” ou “Qual o segredo de ser bom nisso ou naquilo?”
    Embora eu não julgue ser tão inteligente ou ter tantos inscritos (pelo menos não quando comparado a grandes nomes do YouTube), essas perguntas têm algo em comum. A resposta envolve muitos fatores, mas se tem algo que posso destacar é a fidelidade nas pequenas coisas.
    Por exemplo, várias pessoas já me disseram que gostariam de criar um canal no YouTube, postar vídeos, contribuir com as pessoas e, potencialmente, ganhar algum dinheiro. Curioso que essa é, às vezes, a primeira coisa que falam. Mas quando pergunto se já possuem um plano em mente, se já produzem alguns vídeos, se escrevem roteiros para seguir ou até mesmo se já sabem sobre o que falar, a resposta é não. Isso se aplica a várias outras coisas, desde trabalhos escolares até mesmo um pequeno empreendimento. E, na maioria das vezes, quando pergunto porque não começaram, a resposta não convence. Ou dizem que não têm tempo, ou não têm todos os recursos, ou se preocupam com coisas demais que só fazem a diferença lá na frente.
    O meu conselho é sempre o mesmo: comece. Comece hoje mesmo. Seja o que você tiver em mente. Se você deseja publicar um livro algum dia, comece a escrever hoje textos aleatórios, uma página, meia página, não importa. Escritores escrevem. Se você deseja ter um canal no YouTube, comece a produzir vídeos hoje. Não se preocupe com edição, com coisas avançadas demais. Aprenda o mínimo necessário, como manusear a câmera, como funciona a interface do YouTube e poste um vídeo hoje mesmo. Produtores produzem. Se você deseja ser um líder, não espere ganhar um cargo de gerência algum dia para começar a liderar. Tome a frente em pequenas coisas do dia a dia, nos trabalhos em equipe, comece a tomar decisões, reúna grupos de pessoas com interesses semelhantes aos seus, mas comece. Líderes lideram. Se você deseja passar em um concurso, comece a estudar. Estudantes estudam. Isso se aplica a qualquer coisa.
    As pequenas coisas são muito importantes pois:

    1. Elas Funcionam por Juros Compostos
    Todo investidor sabe que o tempo é o seu melhor aliado. Que os juros compostos, mesmo a uma taxa que parece bem pequena, produz rendimentos grandes dado o devido tempo. Começar através das pequenas coisas é da mesma forma. No início é difícil, tosco, mas depois você (e as pessoas ao seu redor!) começará a notar a diferença. É o sinal que você está começando a ficar realmente bom naquilo.

    2. A Excelência começa por elas
    Você nunca poderá ser bom em nada se não dedicar tempo para masterizar as pequenas coisas. Além disso, as pessoas geralmente inventam desculpas para não fazer essas coisas pequenas pelo fato de serem pequenas. Realmente, na horas elas não parecem ter tanto efeito. Contudo, lá na frente, elas farão a diferença e, se você não fizé-las da melhor forma possível, jamais progredirá e alcançará prestígio naquilo.
    Passar pelo teste da excelência só é possível se você possuir disciplina e consistência. Disciplina para não adiar o que precisa fazer e consistência para perseguir isso todos os dias. Essas são habilidades que podem ser desenvolvidas, desde que você esteja disposto.

    3. Elas te dizem o que você precisa para ir ao próximo nível
    Se você procurar meus primeiros vídeos, verá uma diferença enorme de qualidade, tanto em termos visuais, como sonoros. Minha voz era estranha, eu travava várias vezes, mal falava uma frase completa. Os primeiros vídeos tinham dois minutos e eu sequer dava ênfase a comentar. Apenas um tabuleiro de xadrez, e pronto. A edição não existia. Mas foi o suficiente para começar e, além disso, cada momento me guiava para saber o que eu devia melhorar. A ajuda das pessoas que começavam a ver meu trabalho também foi muito útil. E a cada dia fomos melhorando nossos métodos. Assim funciona em todas as esferas.
    Seu primeiro vídeo, seu primeiro texto, ou seu primeiro trabalho podem até sair abaixo da qualidade em um primeiro momento. Isso se dá porque você está começando com o mínimo necessário. Essa falta de conhecimento inicial será resolvida com o tempo e com estudo, com preparação. Mas jamais permita que saia ruim devido à falta de vontade, preguiça ou incompetência.

    O grande Zig Ziglar já disse que “você não precisa ser grande para começar, mas precisa começar para se tornar grande”. Ninguém começa grande.
    Lembre-se: escritores escrevem, estudantes estudam, líderes lideram. Pense nisso.

---
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...