quinta-feira, 16 de maio de 2019

Os Melhores Canais para Aprender Xadrez

Olá, seja muito bem vindo! Hoje é dia de fazer recomendações, e sobre um assunto muito pertinente: a respeito de vários canais de xadrez da internet. Tentaremos ressaltar os melhores aspectos de cada canal de xadrez da atualidade, oferecendo aos nossos leitores as melhores opções da internet para aprender desse maravilhoso jogo. Vamos lá?

GM Krikor
A nossa lista começa com um canal de altíssima qualidade. O canal do Grande Mestre Krikor Mekhitarian é um dos mais completos que eu já visitei. Tenho profunda admiração pelo trabalho dele, acredito que foi o primeiro GM a criar um canal e passar a compartilhar seu conhecimento conosco. O conteúdo oferecido vai desde lives regulares até mesmo vídeos com comentários longos e análises muito completas de partidas. A forma dele explicar é bastante didática.
Recomendo demais mesmo para quem quer navegar em águas mais profundas e entender ainda mais sobre o jogo.

GM Evandro Barbosa
Em seguida, outro canal de altíssima qualidade, de mais um Grande Mestre, dessa vez o Evandro Barbosa. Ele começou o canal um pouco após o Krikor, mas não fica atrás em conteúdo de qualidade! Com ótimos vídeos e transmissões regulares como o Treino de Sábado, o canal do GM Evandro é uma excelente opção para melhorar no xadrez.

GM Rafael Leitão

Este não podia faltar. O jogador número 1 do Brasil em termos de rating tem muito a ensinar. Embora um pouco afastado dos tabuleiros, o GM Leitão tem se dedicado ao desenvolvimento de sua academia de ensino do xadrez, e possui ótimos vídeos em seu canal do YouTube. Com certeza vale a pena conferir e ver como um GM pensa!

GM Yago Santiago
O GM Yago entrou recentemente para este vasto mundo dos vídeos enxadrísticos e já mostrou que é capaz de contribuir de forma brilhante com esse universo. Espero de verdade que ele continue a postar vídeos, a mostrar para esse Brasilzão o trabalho de um GM e que ele possa compartilhar bastante conhecimento com a galera que tá sedenta para aprender.
Aqui encerramos a lista de GMs, mas continuamos com mestres.

Clube de Xadrez Online
Este aqui é um verdadeiro clássico! Desde os primórdios do xadrez nacional na internet o Clube de Xadrez Online tem sido um dos recantos dos enxadristas brasileiros. Excelentemente dirigido pelo Mestre Nacional Gérson Peres, o canal é um dos mais regulares do segmento, chegando a ter vídeos novos praticamente todos os dias, além de muitas transmissões ao vivo instrutivas e bem dinâmicas. De vez em quando o mestre faz lives para sortear cursos do Clube de Xadrez Online. Se você deseja levar o jogo a sério, vale a pena estar inscrito e engajado com este canal.

MF Adriano Valle
Mais um canal de mestre, dessa vez o do Mestre Fide Adriano Valle. Este canal foi um dos primeiros que conheci também. Gosto muito da calma do Adriano ao explicar os conceitos e as jogadas. O canal é muito completo. Vale a pena ficar de olho nas publicações, além de assistir aos vídeos antigos que são verdadeiras joias do xadrez nacional no YouTube.
Aqui encerramos a seção de mestres. Passaremos aos canais gerais.

Xadrez Brasil

O canal Xadrez Brasil é atualmente nada mais nada menos que o maior canal de xadrez do Brasil! Dirigido pelo Rafael Leite, o canal virou a sensação do xadrez nacional nas telinhas do YouTube. Com uma excelente regularidade, comentários dinâmicos e uma seleção precisa das melhores partidas de xadrez, o canal conquista novos fãs todos os dias. É um canal excelente para estar em dia com as partidas que acontecem (e aconteceram!) no mundo. Vale a pena conferir!

Raffael Chess
Outro canal que vem conquistando fãs nesse mundão chamado Brasil com seu jeito descontraído de comentar as partidas, porém não perdendo nada em qualidade. O Raffael tem feito um excelente trabalho. Além de comentar partidas, ele traz conteúdos muito divertidos como xadrez de 4 jogadores, partidas blitz, enfim, é um canal bem interessante, certamente você vai curtir bastante!
Notaram que os dois últimos são Rafael? Também temos um GM chamado Rafael (Leitão). Minha mãe diz que meu nome quase ia sendo Rafael, mas de última hora acabou sendo Renan. Sei não, mas ainda acho que os "Rafaeis" ainda dominarão esse jogo, ou os que cujo nome começam com R haha.

Deusa Caíssa
Este canal ainda tem poucos inscritos em comparação aos outros listados aqui, mas seu conteúdo não fica atrás. Decidi incluí-lo pois acredito no trabalho de quem o dirige, o Jessé Lorensetti. O cara já participou de altas competições, se saindo bem em várias delas, prova disso são as medalhas dele que aparecem nos vídeos, rsrs. Acredito fortemente no trabalho dele e acredito que ainda o verei estampado entre os maiores nomes do xadrez brasileiro na internet. Vai com tudo, garoto!

E aí, o que achou dessa lista? Faltou algum grande nome? Há algum canal que você gostaria de ver no meio dessa lista? Conta pra mim aqui nos comentários!

---
Observação: o blog Vila do Renan não recebeu nada de nenhum canal para ser divulgado aqui. Acreditamos na parceria mútua e desejamos sucesso aos canais e ao xadrez brasileiro.

3 comentários:

  1. Muito legal a publicação Renan, gostei D+++

    É muito bom que os canais de Xadrez estejam invadindo o Youtube, isso é muito importante pro nosso querido esporte.

    Te desejo muito sucesso amigo, valeuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Renan!

    Sou um paraibano que também gosta de xadrez.
    Moro em São Paulo a muitos anos.
    Parabéns pelas dicas.
    Acredito que faltou somente o André Diamant.
    Fica a sugestão.
    Abraços
    Nadjair diniz barbosa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...