quarta-feira, 29 de maio de 2019

Parte da Jornada é o Fim

    Quem me conhece sabe que eu prezo por fazer um bom trabalho em tudo que eu coloco minha palavra, ou em tudo que me for designado. Contudo (tenho certeza que você também já passou por isso), há momentos em que você se vê sobrecarregado pelas coisas ao seu redor. Além disso, é possível que certas coisas não sejam mais tanta prioridade na sua vida quanto já foram algum dia. É normal, especialmente com o tempo que passa. As prioridades e interesses vão se reajustando. E eu vou além, diria que elas vão se aperfeiçoando. Com o devido cuidado, elas vão se restringindo ao que é realmente importante. E pensando nisso é que vos escrevo esta publicação.
    O canal Renan Araujo sempre foi um espaço na internet onde me senti à vontade para publicar coisas que são do meu agrado e interesse, geralmente relacionadas a coisas que são importantes para mim, ou que representaram o que eu estive conectado durante certa fase da minha vida. E eu gostaria de analisar com vocês toda essa trajetória, falando sobre cada aspecto do canal e de tudo que já cheguei a postar nele, e como tudo isso leva ao que quero dizer. Então se prepare, pois lá vem história!
    Comecei com o xadrez, esporte ao qual me dediquei ao estudo durante alguns anos. Eu fui fascinado pelo xadrez desde que tive o primeiro contato com o jogo, embora só tenha começado a estudar um bom tempo depois. E, nessa trajetória de aprendizado, decidi criar um canal onde eu começaria traduzindo alguns vídeos, a fim de fixar mais o conteúdo, pois uma das melhores formas de aprender é ensinando. Além disso, eu também estaria ajudando tantas pessoas quanto fossem alcançadas, visto que, em 2014, o conteúdo de xadrez em português era muito reduzido. Na época o único canal que tinha prestígio era o do professor Júlio Lapertosa (que por sinal foi onde comecei a estudar!).
    Em 2015, quando estudava para o Enem, eu me dediquei bastante ao estudo de física e matemática, e tais disciplinas realmente me conquistaram. Dedicar-me a elas não era um fardo, pelo contrário, eu até me divertia resolvendo questões. E tudo isso foi muito bacana, foi uma fase muito especial na minha vida, da qual eu fico muito contente. Foi quando decidi que colocaria alguns vídeos de física e matemática lá no canal, com o mesmo intuito: fixar e aprender ainda mais, e ao mesmo tempo ajudar os estudantes de alguma forma. Foi muito bacana, passei em escolas daqui da cidade divulgando o trabalho, e até hoje há pessoas que me perguntam “cadê os vídeos de física?”.
    No segundo semestre de 2016 comecei a cursar Engenharia Civil e, agora com menos tempo, continuei aos poucos postando alguns vídeos. Em 2017 tive a oportunidade de ser monitor de Cálculo I e isso fez com que eu postasse alguns vídeos de questões de cálculo para ajudar alguns alunos da monitoria, assim as dúvidas poderiam ser tiradas não só ao vivo, mas também online. Foi muito legal também, logo a galera começou a querer que eu postasse de outras disciplinas e tal.
    O canal ganhou maior notoriedade no fim de 2017 após a postagem do vídeo A imortal subida de torre e logo passou a ser o maior canal de xadrez do Brasil, embora não fosse dedicado exclusivamente ao xadrez. E isso foi muito bacana, eu nunca pensei que chegaria a esse nível, visto que sou apenas um mero estudante do jogo, que jamais teve pretensões de competir em alto nível, nem de se tornar profissional. Contudo, ser até então o maior canal de xadrez do país traz consigo altas responsabilidades. É preciso ser fiel aos vídeos, estar sempre procurando e selecionando conteúdo de qualidade, e coisas do tipo. Tal dedicação requer bastante tempo livre, para estudar o jogo, estar atento às tendências, ao que está sendo discutido no mundo do xadrez. E, para dedicar tempo a isso, seria preciso retirar de outros lugares. Em 2018 o curso de Engenharia começou a ficar mais pesado, pois as disciplinas específicas estavam começando, e elas tem suas particularidades, e geralmente demandam mais tempo do que os cálculos e as físicas, por exemplo.
    De 2018 para cá também experimentei algo novo. O novo nascimento. A Palavra de Deus penetrou no meu coração como espada de dois gumes que separa juntas e medulas. Foi quando me dei conta que eu estava perdendo tempo. Que, mesmo criado na igreja desde pequeno, o que eu estava fazendo? Apenas marcando passo, sem nenhuma evolução, sem conhecer verdadeiramente o Deus vivo. Foi quando o bendito Deus me trouxe para junto dEle. Fez-me reconhecer meu estado, e então eu não pude seguir em frente sem entregar minha vida a Ele. Logo passei a me dedicar às coisas divinas, a estudar a Palavra, a buscá-Lo a tempo e fora de tempo.
    A verdade é que, do começo de 2019 para cá eu tive que sacrificar postagens do canal e tive que usar o tempo de estudar e preparar um vídeo de xadrez para estudar outros assuntos, sendo os principais a Palavra de Deus e o curso de Engenharia. Muitos comentários são postados no canal sobre o que está acontecendo, se eu voltarei a postar ou não, etc. Não quero que você me entenda mal, eu não quero dizer, ao usar a palavra “sacrifício”, que isso é algo ruim, ou que eu estou fazendo estas outras coisas de modo infeliz. Pelo contrário, são duas áreas que têm me fascinado todo dia, e em ambas eu gosto muito de buscar conhecimento, de estudar e me dedicar. O curso de Engenharia é muito bacana, tem seus desafios. E eu não tenho palavras para agradecer a Deus por ter me trazido para junto de si.
    Enquanto eu assistia ao recente filme da Marvel, Vingadores: Ultimato, escutei uma frase que me chamou muito a atenção: parte da jornada é o fim. E isso é bem verdade. O ser humano vive como se fosse imortal, como se nada fosse acabar. Mas acredito que devemos perceber cada fase da nossa vida e suas particularidades. O xadrez foi uma fase muito bacana na minha vida, e foi muito bacana quanto eu tive tempo para dedicar a isto. Mas hoje não é mais uma prioridade. Já não é mais tão prazeroso quanto foi um dia, infelizmente. Talvez eu tenha me mantido postando durante tanto tempo porque éramos o maior canal do Brasil. A responsabilidade era grande. Mas hoje não é mais assim. O “fenômeno Renan” foi responsável por muitas outras pessoas comuns começarem a criar seus canais de xadrez e, pouco a pouco, conquistarem seu espaço no xadrez nacional e nesse ramo do YouTube. Inclusive, até mesmo os Grandes Mestres do xadrez nacional entraram nessa e abrilhantaram ainda mais este segmento. Hoje há muitos canais fantásticos disponíveis para o estudo, como GM Krikor, GM Evandro, Julio Lapertosa, Clube de Xadrez Online, Xadrez Brasil, MF Adriano Valle, Rafael Chess, Deusa Caissa e muitos outros, os quais fazem um belo trabalho. Eu posso “passar o bastão” para eles sem medo, certos de que eles continuarão o bom trabalho que já fazem.
  Contudo, o canal Renan Araujo não acabará. Diminuirei consideravelmente o ritmo de postagens sobre xadrez — e até sobre outros assuntos. Mas certamente não abandonarei este projeto, até porque ainda preciso finalizar o Curso de Finais, por exemplo.
    Foi um prazer imenso passar mais de 5 anos com vocês, compartilhando conhecimento quase todo dia e, acima de tudo, aprendendo com vocês. Se tem alguém que recebeu mais do que entregou, certamente fui eu. Só posso agradecer a todos que me seguiram por tanto tempo, que acreditaram no canal, que comentaram muitas vezes incentivando, elogiando, criticando para melhorar. Sem vocês, nada disso seria possível. Mas a vida requer sacrifícios, requer pequenos finais (nesse caso, o final da intensa regularidade), para que possamos adentrar novos começos.
    Meu muito obrigado a você, e um até logo.

    Do seu amigo,
    Renan Araujo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...