sábado, 1 de dezembro de 2018

Uma Reflexão sobre Reflexões

O último mês do ano chegou. Nele, nos preparamos para um novo ciclo, um novo ano. Nessa época, é comum que as pessoas façam reflexões acerca do ano que passou, acerca de suas realizações, ou do que deixaram de fazer. Uns olham para trás com um olhar de satisfação, contentes com o que foi desenvolvido. Já outros, podem ter um certo olhar de arrependimento, finalizando o ano com um “eu poderia ter feito mais”, ou “poderia ter sido melhor”.

Uma vida não examinada não
vale a pena ser vivida. — Sócrates
Se você não faz nenhuma reflexão: experimente. Comece a tirar algum tempo para reflexão e avaliação dos seus dias. Como dizia Sócrates, “uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Se você não faz isso, fica apenas marcando passo, no mesmo lugar todos os anos. Você passa a andar em círculos. Uma vida em looping. Isso leva à frustração, insatisfação, sensação de insignificância. Sem reflexão, é impossível saber para onde vai. Você fica perdido no mar, pois não trouxe o mapa, logo não sabe o destino para qual navega. E fica perdido, pois não trouxe nem a bússola para navegar.
Não é difícil levar a vida.
Difícil é vivê-la.

Se você tira tempo para refletir, traça metas, mas não as cumpre: tenha disciplina. Pergunte-se o que está faltando. Seja sincero consigo, afinal o mais prejudicado todos os anos é você. Claro, uma vez que é muito fácil elaborar desculpas para não fazer o que deve, você não faz o que planeja. Além disso, geralmente não acontece nada grave com você ao adiar por mais uma semana, ou mais um mês. Você continua vivendo sua vida normalmente. A maioria das pessoas faz isso e conseguem levar a vida. Não é difícil levar a vida. Difícil é vivê-la. Difícil é acordar disposto todos os dias, com um sorriso no rosto, pronto para viver com intensidade.

Se você faz reflexões, traça metas, objetivos e avalia o que fez de bom ou ruim, colocou muita coisa em prática, mas não foi 100% de acordo com o que gostaria: parabéns. Você já foi mais longe do que muita gente. Contudo, ainda há pedras no seu caminho que te fazem tropeçar e elas precisam ser removidas. Uma das práticas que eu mais gosto de fazer todo final de semana é separar uma ou duas horas para refletir sobre a semana que passou, escrever o que quero fazer e o que fiz de bom, o que deixei de fazer, o que fiz e me prejudicou, etc. Dessa forma tenho a certeza de que não estou me desviando do caminho, e posso fazer os ajustes necessários. E claro, tudo isso para agir da melhor maneira possível, fazendo o que trará bons resultados. John Locke disse “As ações dos homens são os melhores intérpretes dos seus pensamentos.” Pensamento correto leva à ação correta!

Você não poderá ir ao mar e descobrir novas terras sem sua bússola e seu mapa.

Em resumo: tudo começa com um pensamento. A melhor maneira de cultivar pensamentos direcionados para a ação é tirando um tempo para refletir. Eu gosto de dedicar a última semana do ano para inteira reflexão acerca dos 358 dias que passaram. Você também pode tentar, e vai ver que trará bons aprendizados. Afinal, de nada valem experiências se não forem avaliadas para colher o máximo de aprendizado possível. Você não poderá ir ao mar e descobrir novas terras sem sua bússola e seu mapa. Planeje-se. Prepare-se. E então alcance!

---  
Renan Monteiro é estudante de Engenharia Civil, YouTuber, amante do crescimento, professor em tempo parcial e aprendiz em tempo integral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...